X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação da enzima β-mananase no desempenho de crescimento e incidência de diarreia pós-desmame em leitões

A suplementação com a enzima β-mananase em leitões desmamados pode reduzir os custos de alimentação, mantendo status de saúde e desempenho semelhantes.

19 Maio 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A substituição de fontes proteicas mais caras incluídas nas dietas pós-desmame por farelo de soja pode ser economicamente benéfica. A β-manana é um fator antinutricional presente no farelo de soja que pode ser degradado pela enzima β-mananase. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação da enzima β-mananase em dietas pós-desmame com teor reduzido de proteína de alta qualidade e cara no desempenho e saúde dos leitões.

O estudo foi realizado em uma granja que tinha histórico de diarreia pós-desmame. No total, 896 leitões recém-desmamados foram incluídos em dois ensaios consecutivos. Cada ensaio consistiu em 32 baias de 14 leitões alojados em uma grande instalação pós-desmame. Os leitões foram aleatoriamente designados para um dos dois grupos de tratamento: controle ou tratamento enzimático. O estudo comparou o desempenho de leitões após o desmame alimentados com uma dieta comercial de transição trifásica (Controle) ou uma dieta adaptada suplementada com β-mananase (Enzima), com algumas das proteínas mais caras substituídas por farelo de soja nas fases 1 e 2, e conteúdo energético líquido (EL) reduzido em 65 kcal/kg na fase 3.

O estudo mostrou desempenho semelhante na dieta alternativa β-mananase e nas dietas comerciais comuns. No entanto, o grupo suplementado com enzima teve uma pontuação clínica global significativamente melhor. No total, 7 leitões (1,56%) morreram no grupo controle, enquanto apenas 2 leitões (0,45%) morreram no grupo suplementado com enzima, mas a diferença não foi significativa.

Em conclusão, os resultados sugerem que o uso de β-mananase exógena tolerante ao calor permitiu o uso de níveis reduzidos de fontes de proteína caras nas duas primeiras dietas pós-desmame (fase 1 e 2), e um menor teor de energia líquida de 65 kcal/kg na terceira dieta (fase 3) sem efeitos adversos na saúde intestinal ou no desempenho geral. De fato, a incidência de diarreia pós-desmame e o número de tratamentos individuais durante o período pós-desmame foram significativamente reduzidos em dietas suplementadas com β-mananase.

Vangroenweghe F, Poulsen K, Thas O. Supplementation of a β-mannanase enzyme reduces post-weaning diarrhea and antibiotic use in piglets on an alternative diet with additional soybean meal. Porcine Health Management. 2021; 7(1): 1-12. https://doi.org/10.1186/s40813-021-00191-5

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138357 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista